29 MAI 2013
Digital Mente é o terceiro melhor do Prêmio Mário Covas

O Projeto Digital Mente, direcionado para atender pessoas com problemas de saúde mental, de Nelson José Barbosa, responsável pelo Acessa SP de Macatuba, e da psicopedagoga Cláudia Masseran, foi escolhido o terceiro melhor do 9º Prêmio Mário Covas, que tem o objetivo de conceder destaque aos projetos que promovam a excelência na gestão do gasto público. Ao todo foram 434 inscritos no Estado. A premiação ocorreu na noite da segunda-feira, 27, na Sala São Paulo, na capital paulista. Dez prêmios fizeram parte da votação final. Além do Digital Mente, Macatuba também chegou à final com o Projeto Informática para a 3ª Idade. ?É uma grande vitória estarmos numa final e ainda colocarmos nossos dois projetos para serem votados?, comentou Barbosa. ?E ter um deles eleito como o terceiro melhor de São Paulo é o reconhecimento do nosso trabalho?. Barbosa esteve na cerimônia de premiação ao lado de Cláudia Masseran, que o auxiliou na elaboração do Digital Mente. ?Nós, que trabalhamos com saúde mental, sentimos a necessidade de criar um projeto que auxiliasse os pacientes que se tratam com a gente a interagir com o computador. Conversamos com o Nelson e aí surgiu essa idéia?, explicou a psicopedagoga. ?Uma equipe multidisciplinar da saúde mental avaliou os pacientes que poderiam participar e deu muito certo. A auto-estima deles aumentou muito?.

O Digital Mente participou do prêmio na categoria cidadania em rede, que destaca ações realizadas por usuários de centros gratuitos de inclusão digital no Estado. O primeiro lugar ficou para o projeto ?Monitor Virtual?, de Ribeirão Grande, e o segundo, ?Onde está a acessibilidade digital brasileira?, de Sorocaba.

O Digital Mente

O projeto baseia-se em mostrar o computador desde o início para o aluno. ?Mostramos o básico, a internet e principalmente o facebook. Eles tinham enorme curiosidade em saber entrar na internet. Ensinamos eles postarem mensagens e gostam muito. Também aprendem a digitar textos?, explica Barbosa. ?Os alunos evoluíram demais, antes tinham medo de mexer no computador. Mas todos tem capacidade de mexer como qualquer outra pessoa?. Os participantes têm entre 25 e 70 anos e as aulas são ministradas as segundas-feiras na sala do Acessa SP, que fica no prédio da secretaria de Educação.

Legenda das fotos: Nelson Barbosa e Cláudia Masseran na Sala São Paulo, durante a cerimônia de premiação

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024