21 FEV 2024
Prefeitura de Macatuba anuncia chegada de nova empresa
Grunner planeja investir mais de R$ 13 milhões em seu projeto de expansão no município; mais de 50 novos empregos serão gerados inicialmente

A Grunner, empresa parceira da Mercedes-Benz, está chegando a Macatuba. No próximo dia 1º de março, a Prefeitura oficializa, através de assinatura de contrato, a doação de duas glebas de terra, totalizando 4,5 hectares (45 mil m²) para o projeto de expansão da companhia que trabalha com as chamadas Smart Machines. A expectativa é de que a Grunner invista mais de R$ 13 milhões na construção da nova unidade e gere, inicialmente, mais de 50 empregos.

A doação das áreas é possível através da nova lei de doação de áreas com encargos de Macatuba, aprovada em 2021 pela Câmara de Vereadores e que foi inspirada no modelo de Capela do Alto, cidade que atraiu um número substancial de empresas nos últimos anos. Tal lei faz parte do Desenvolve Macatuba, programa que tem como objetivos qualificar mão de obra, atrair novos empreendimentos em Macatuba e gerar emprego e renda.

“A vinda da Grunner para o nosso município coroa a política de desenvolvimento que lançamos lá em 2021, através do programa Desenvolve Macatuba. Mostra, também, que a nossa legislação é atrativa ao empresário e realmente atrai os olhos de quem quer investir, gerar emprego e renda. Enquanto prefeito e cidadão, sempre acreditei que nossa cidade pode e deve se colocar em um local de protagonismo, mesmo que haja diversos obstáculos. Quero, em nome de toda a nossa administração, agradecer a Grunner por ter escolhido Macatuba como sua casa. Também quero desejar sorte nessa nova caminhada, com progresso e vitórias”, destaca Anderson Ferreira, prefeito de Macatuba.

Segundo Denis Arroyo, diretor-presidente da Grunner, a política de desenvolvimento citada por Anderson foi o grande atrativo para a empresa se instalar na cidade. “Para a Grunner, é um orgulho Macatuba ter aberto as portas e feito questão que nós estivéssemos na cidade. Não vemos o projeto apenas como uma expansão, mas sim uma convergência de valores e ideias. Macatuba tem um plano educacional forte, de investir em tecnologia, crescer e gerar empregos. E esse foi o grande atrativo para a Grunner tomar a decisão de expandir suas atividades e de ser cada vez mais forte com um novo parceiro que muito nos orgulha e que é já é uma referência para nós”.

Tão logo o contrato for assinado, a Grunner já pretende dar início às obras da nova unidade em Macatuba. De acordo com o planejamento apresentado pela empresa, a expectativa é de que a instalação total termine em até dois anos.

Mais sobre a Grunner

A Grunner é uma parceira da Mercedes-Benz, multinacional referência mundial no ramo automotivo. A empresa nasceu em 2018, quando os irmãos Henrique e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista, incomodados com o chamado 'pisoteio' nas linhas de cana, onde o trator, literalmente, 'pisa' na planta, eles resolveram adaptar um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos.

A estratégia funcionou tanto que despertou os olhares da gigante Mercedes-Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner, em um processo colaborativo vital para acelerar a inovação.

Recentemente a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033.