02 OUT 2023
Mais de 160 jovens participam da 1ª Conferência da Juventude de Macatuba
Objetivo do evento foi discutir, avaliar e propor políticas públicas de atendimento a esse público, considerando sua pluralidade
O Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico de Macatuba recebeu nesta quinta-feira (28) a 1ª Conferência Municipal de Juventude, que neste ano leva o tema "Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver". A programação foi desenvolvida pela Prefeitura de Macatuba, por meio da Secretaria de Educação e Juventude.
Mais de 160 alunos do Ensino Médio das escolas estaduais da cidade participaram da Conferência, que é a instância máxima de participação popular jovem e tem como objetivo discutir, avaliar e propor políticas públicas de atendimento a esse público, considerando sua pluralidade.
Durante a dinâmica em grupos, os jovens levantaram diversas propostas que atendem a 12 eixos temáticos: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Educação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito à Saúde; Direito à Cultura; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; e SINAJUVE (Sistema Nacional de Juventude).
Após a análise dos grupos, três propostas por eixo foram escolhidas para integrar o Plano Municipal da Juventude, documento que norteará as ações do município na oferta de políticas públicas para esse público. Também foram eleitos os delegados que irão representar Macatuba na fase regional da Conferência. São eles: Laís Vitória Sanches Martins e Thiago Sá Oliveira.
“Foi um desafio muito grande fazer esta Conferência, a primeira do município de Macatuba. Graças ao apoio das escolas estaduais, do Conselho Tutelar, da Legião Mirim, do Lions Club, da Associação Comercial e Empresarial e da Organização Santo Antonio de Ação Social, conseguimos reunir no teatro mais de 160 jovens que discutiram a garantia de seus direitos, de maneira que eles tenham protagonismo durante sua formação e vida escolar. São jovens capazes de propor e desenvolver ações para a sua história e para a mudança que eles esperam. A participação destes alunos, com suas vivências e questionamentos, abrilhantou cada segundo dessa Conferência da Juventude. Tenho certeza que muitos frutos serão colhidos desta pequena ação do município”, destaca o secretário de Educação e Juventude de Macatuba, Adriano Queiróz.
Vale lembrar que a 1ª Conferência Municipal da Juventude contempla o item 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.