25 SET 2023
Lixo Rico adota novo sistema de coleta seletiva em Macatuba
Coleta semanal por região e melhora nos ganhos dos catadores já são uma realidade no município
O Lixo Rico, projeto social e ambiental de Macatuba que tem o objetivo de incentivar e apoiar o trabalho colaborativo de catadores de materiais recicláveis, passou por mudanças nos últimos meses. Isso porque a Prefeitura firmou parceria com a ACAR (Associação dos Catadores de Recicláveis), da região de Jaú, para profissionalizar ainda mais o trabalho realizado.
As mudanças já começaram. A principal delas é a periodicidade da coleta, que passou a ser realizada semanalmente. Equipes do Lixo Rico já entregaram os chamados ‘saquinhos verdes’, os quais devem ser utilizados pelos moradores para condicionar todo material reciclável. No dia da coleta no bairro (confira o cronograma no infográfico abaixo), o macatubense deve retirar o ‘saquinho verde’ para fora de casa, de preferência entre 6h e 7h. “A cidade foi dividida em quatro regiões, de acordo com a logística da coleta. Se formos fazer um comparativo, é o que acontece hoje com a coleta de galhos e entulho em nossa cidade, porém, com uma diferença: a coleta de recicláveis será semanal”, lembra Marilda Ferreira, secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Sustentabilidade.
Outra mudança é com relação aos ganhos dos 15 catadores que dependem do Lixo Rico para sobreviver. Segundo Alexandro Oliveira, administrador da ACAR, os catadores já sentiram no bolso a diferença. “Toda a renda vem do rateio do que é coletado. Ou seja, quanto maior a coleta de recicláveis, melhor a renda de cada um. E com essa mudança, os catadores deixaram de empurrar o carrinho e trabalham junto com o caminhão, o que resulta em uma coleta mais significativa. Sem contar que o trabalho é menos desgastante”, completa Alexandro.
Vale lembrar que apenas o lixo orgânico, que é composto pelo lixo da cozinha e do banheiro, não é reciclável. Todo o restante pode separar e colocar no saco verde (plástico, papel, papelão, metal, vidro, etc).

CRONOGRAMA DA COLETA SELETIVA EM MACATUBA

Segunda-feira: Jardim Veneza I e II, Jardim Panorama, Distrito Industrial, Vale Verde e Bela Vista I
Terça-feira: Bela Vista II, Centro, Santa Clara, Santa Ana e Zé Macatuba
Quarta-feira: Usina São José