19 SET 2023
Macatuba é destaque em Fluência Leitora na região
Município alcançou 21% de nível máximo na leitura de palavras e textos em Língua Portuguesa, o melhor desempenho da Diretoria Estadual de Ensino - Região Jaú
Macatuba registrou o melhor desempenho de Fluência Leitora entre os 13 municípios da Diretoria Estadual de Ensino - Região Jaú, com 21% de nível fluente/máximo na leitura de textos. A avaliação externa, que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal, analisou o desempenho de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental (entre 7 e 8 anos de idade) e teve o seu resultado publicado na plataforma PARC (Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração).
Ao todo, três perfis de leitura são avaliados: pré-leitor, leitor iniciante e leitor fluente. No perfil pré-leitor, os alunos apresentam dificuldades na decodificação de palavras, principalmente, daquelas com padrões silábicos não canônicos. O estudante alocado no nível iniciante lê palavras e pequenas sequências textuais, porém, faz a leitura de forma pausada, em um padrão de leitura silabada. Caracteriza-se como leitor fluente aquele estudante que já venceu os desafios relacionados à decodificação das palavras e, por isso, lê mais rapidamente. Isso permite a ele dedicar mais esforços à compreensão do que está lendo, ou seja, constrói significados para cada vocábulo lido.
“Ao mesmo tempo que registramos o menor índice de pré-leitores na Diretoria Regional de Jaú, com apenas 26%, também tivemos o maior índice de leitores fluentes, com 21% de aproveitamento. Esse nível máximo corresponde a um resultado bem acima da média do estado, que foi de 13%. Ficamos muito felizes com estes números, que mostram que o nosso trabalho vem sendo bem feito. Mais do que isso: é uma prova viva de que os nossos professores são diferenciados, em todos os sentidos. A alfabetização é um dos momentos mais importantes da vida escolar de um aluno, e essa Fluência Leitora evidencia que estamos no caminho certo”, destaca o secretário de Educação e Juventude de Macatuba, Adriano Queiróz, que ainda revela que o município já fez um plano de ação solicitado pela Diretoria de Educação do Estado de São Paulo - Regional Jaú para melhorar ainda mais o número de leitores fluentes.

Mais sobre a plataforma PARC

A alfabetização é uma etapa fundamental do percurso escolar de qualquer estudante. Somente alfabetizada a criança será capaz de se comunicar com autonomia, adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades em diferentes áreas.
Uma das dimensões da alfabetização é a fluência em leitura, que diz respeito à capacidade de ler textos de forma expressiva e sem grandes obstáculos, com atenção adequada à entonação, à ênfase e ao ritmo.
Com o objetivo de promover a alfabetização de estudantes na idade certa, o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) realiza Avaliações da Fluência em Leitura em diversos estados brasileiros, por meio de uma parceria entre redes de ensino, Associação Bem Comum e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
As avaliações têm o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes em leitura de palavras e textos em Língua Portuguesa, em sua variante brasileira, no início do Ensino Fundamental. Os resultados alcançados permitem identificar o nível de leitura dessas crianças, de modo que ações específicas possam ser implementadas para desenvolver as capacidades de cada uma.

Avaliação de Fluência Leitora em Macatuba 2023

Pré-leitor: 26%