14 JUN 2023
Prefeitura lança Programa Chip Animal
Medida tem como objetivo incentivar o controle populacional de cães e gatos, principalmente na área urbana, e evitar maus tratos
A Prefeitura de Macatuba, através da Secretaria de Saúde e Bem-Estar e do AMA (Ambulatório Médico Animal), lança nesta semana o Programa Chip Animal. A medida visa incentivar o controle populacional de cães e gatos, principalmente na área urbana, a posse responsável e evitar os maus-tratos e o abandono de animais, o que coloca em risco a saúde pública.
A primeira etapa do programa acontece durante a ação “Todo Cuidado Conta”, na quarta-feira (14), das 16h às 19h, nas unidades de saúde do Bocayuva e Santa Rita, quinta-feira (15), das 16h às 19h, nas unidades de saúde Central e do Planalto, e sábado (17), das 08h às 13h, em todas as unidades de saúde. Nela, será realizado um pré-cadastro dos proprietários interessados em aplicar o microchip no cão ou gato de estimação. Já na segunda etapa ocorrerá a aplicação em si, através de ações pontuais que serão divulgadas de maneira ampla pela Prefeitura de Macatuba.
“O microchip de identificação contará com todos os dados do animal e do proprietário. Assim, se esse animal foi encontrado na rua depois de chipado, a Prefeitura terá condições de identificar o proprietário. Esse parece ser um programa simples, mas é importantíssimo tanto para a saúde pública, porque animais abandonados nas ruas podem contrair e transmitir doenças graves como raiva entre outras, como também para incentivar a posse responsável e evitar assim os maus-tratos contra os bichinhos que são indefesos”, destaca Juciana Lopes, secretária de Saúde e Bem-Estar.
Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone do AMA: 99822-7269.

Pré-cadastro – aplicação do chip animal

Nas unidades de saúde do Bocayuva e Santa Rita

Nas unidades de saúde Central e do Planalto

Em todas as unidades de saúde