28 NOV 2011
Começam as melhorias

SISAM leva melhorias para o Macatuba VII, Jardins Capri, Santa Rita e Europa

De todos os bairros da cidade, o Macatuba VII, Jardins Europa, Santa Rita e Capri eram os que mais sofriam com a constante falta de água.

Em medições realizadas em setembro pelo SISAM, foi verificada uma variação fora do normal da pressão na rede de água em determinados períodos do dia. Quando isso acontecia, muitas casas ficavam sem água nas torneiras ou só com aquele ?chorinho?.

Isso acontece porque há um desnível entre parte do reservatório e muitas casas. Para que a água tenha pressão suficiente para chegar a essas residências são utilizadas duas bombas elétricas que deveriam trabalhar alternadamente. Caso uma falhasse, a outra entraria em operação.

Porém, por causa da falta de manutenção e de investimentos da Sabesp, as duas bombas estão trabalhando juntas, e caso apresentem algum problema, os moradores próximos ficam imediatamente sem água.

Além disso, o painel eletrônico de controle das bombas é de baixíssima qualidade, o que também tem provocado interrupção no abastecimento de água. ?Nos horários de pico, ele superaquecia e derrubava o sistema?, explica o Engenheiro Bruno Cardozo, da ENOPS Engenharia, empresa que presta serviços ao SISAM.

Para minimizar a dor de cabeça desses moradores, a equipe do SISAM fez uma manutenção geral no sistema ? que há muito tempo não era feita. Trocou alguns equipamentos e já incluiu no planejamento um investimento de cerca de R$ 60 mil para acabar de uma vez com esse problema.

?Estamos fazendo o que já deveria ter sido feito pela Sabesp. Precisamos deixar o sistema seguro para termos a certeza de que as famílias desses bairros tenham um abastecimento de água de qualidade, sem as surpresas desagradáveis do passado?, afirma Ado Galli, Secretário do SISAM.