04 MAR 2024
Bracell inicia projeto ‘Leitura Viva’ para ampliar a formação de alunos leitores
Macatuba vai receber da empresa a doação de livros , formação para professores, desenvolvimento de atividades online e a realização de rodas de leitura
Comprometida com o desenvolvimento social da comunidade onde atua, a Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, iniciou nesta segunda-feira (26), o projeto “Leitura Viva", que visa incentivar o hábito da leitura nas escolas de Lençóis Paulista e Macatuba, por meio da formação de professores e distribuição de livros.
O anúncio do início do projeto ocorreu no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista, com a presença do autor, escritor e contador de histórias Illan Brenman, que já publicou mais de 80 livros infantis e infanto-juvenis no Brasil e no exterior. Cerca de 400 educadores da rede pública de ensino acompanharam a apresentação. O Projeto Leitura Viva é uma iniciativa da Bracell e tem como parceiro executor a consultoria “A Taba”.
A Gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell, Mouana Sioufi reiterou que o Projeto está dentro do compromisso da Agenda 2030 da companhia, metas estipuladas pela Bracell para ampliar os impactos positivos de sua operação na cadeia de valor. “Na educação temos como desafio contribuir para a redução da evasão escolar e também melhorar a proficiência em português e matemática. O Leitura Viva é um projeto que vem ao encontro dessa meta e vai contribuir não apenas com a melhoria na leitura, mas para tornar o ambiente escolar mais atrativo, impactando, então, na evasão escolar”, disse.
 Além de ampliar o hábito de leitura na rede pública de ensino, o projeto também irá fomentar a formação continuada de professores para o trabalho pedagógico com a literatura infanto-juvenil. Assim, o Leitura Viva vai oferecer suporte pedagógico aos professores com formações, desenvolvimento de atividades online e a realização de rodas de leitura.
“Está muito lindo ver tantos educadores engajados nesse projeto que a Bracell está nos oferecendo. É um projeto bem enriquecedor para o aprendizado dos nossos alunos da rede estadual”, comemorou Paula Saggiori, da Diretoria Regional de Ensino de Bauru.
O foco principal é proporcionar uma experiência enriquecedora de formação e sensibilização para a leitura, tanto para os professores do ensino fundamental I quanto para os professores de língua portuguesa do ensino fundamental II. Mais de 300 professores de língua portuguesa serão beneficiados com a formação.
Além disso, mais de 26 mil livros estão sendo distribuídos para mais 8 mil alunos das escolas públicas municipais e estaduais dos municípios de Lençóis Paulista e Macatuba.
“Esse projeto da Bracell vem somar com alguns ideais que a gente acredita. Somos a cidade do livro, e nos tempos de celular, onde a tecnologia está na palma da mão, nós batalhamos para o livro permanecer sendo uma salvaguarda da cultura nacional. A gente segue na luta para que nossas crianças cresçam e aprendam a importância da compreensão de texto e da importância de sair do superficial”, ressaltou o secretário municipal de Educação de Lençóis Paulista, Railson Rodrigues, que na cerimônia estava representando o prefeito Anderson Prado.
O prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira citou que a cidade foi destaque em fluência leitora na região e que esse projeto reforça as ações com os alunos. “Fico encantado em ver os nossos professores recebendo os alunos e os tratando com tanto carinho, empenho e cuidado. A gente conta com todos vocês [professores] para fazer esse projeto dar certo! Mais uma vez, agradecemos a Bracell por estender o Leitura Viva para a Macatuba”, celebrou.