A Prefeitura de Macatuba por meio da Secretaria de Saúde está intensificando o trabalho de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre a amarela. A orientação é para que os moradores mantenham as casas e os quintais limpos.

“Os agentes estão intensificando as visitas com o objetivo de combater os criadouros do Aedes aegypti. Este mês está chovendo muito e todo mundo sabe que a prevenção é a melhor arma contra o mosquito”, reforça a secretária de Saúde, Elaine Bino.

O ciclo de reprodução do mosquito, desde o ovo à forma adulta, leva em torno de 5 a 10 dias. Por isso é preciso realizar uma série de medidas simples para garantir a limpeza dos ambientes. Recipientes como baldes, garrafas, ralos, lixeiras e outros objetos devem sempre estar fechados ou virados com a boca para baixo. Nos casos dos pratos de vasos de planta, devem ser preenchidos com areia. Os vasos sanitários também devem permanecer tampados e pneus devem ser mantidos em locais cobertos.

Outra forma para evitar as doenças, que deve ser aliada à limpeza, é o uso de repelentes e inseticidas. É importante lembrar que o produto utilizado deve ser devidamente registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ser aplicado de acordo com as instruções do fabricante, contidas no rótulo. As gestantes devem ter cuidado especial, devido à relação do vírus zika com a ocorrência de microcefalia em bebês.

Em passeios eco turísticos, o ideal é utilizar roupas que protejam o corpo contra picadas de insetos, como camisas de mangas compridas, calças, meias e sapatos fechados.

Canais

Newsletter

Receba no seu e-mail as novidades da Prefeitura de Macatuba.

Contato

 

Paço Municipal "13 de Junho"
Rua Nove de Julho, 15-20
Vila Jacy - Macatuba - SP
CEP 17290-000

Tel. 14 3298-9800
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Horário. seg-sex das 08:00 às 16:30

 

Fanpage