As precárias condições dos ônibus municipais que fazem o transporte de estudantes para faculdades e cursos técnicos da região fez com que a Prefeitura de Macatuba estudasse novas alternativas para garantir o serviço sem colocar em risco a vida dos estudantes que em rede social estão reclamando toda semana das condições dos ônibus, principalmente quebras.

“Nós temos hoje 13 linhas que levam estudantes para outras cidades da região. Os ônibus são antigos e pela legislação em vigor nem poderiam estar fazendo o serviço porque têm mais de 10 anos de uso. Além disso, assumimos o governo com os veículos quebrados, sucateados e até sem pneus. Gastamos só em conserto e manutenção da frota que faz estas linhas cerca de R$ 100 mil. É preciso que os estudantes entendam que não podemos entrar 2018 desta forma e não temos dinheiro para comprar  ônibus novos. Por isso eu defendo a terceirização, um transporte que seja justo e seguro”, explicou o prefeito Marcos Olivatto.

O transporte intermunicipal de estudantes garantiu que quase 500 alunos frequentassem as aulas nos municípios de Bauru, Jau, Pederneiras, São Manuel e Lençóis Paulista. A frota é composta por 13 veículos, com linhas no período da manhã e da noite.

A secretária de Educação, Gilcelene Chiari Artioli, ressalta que o município não tem obrigação de manter o transporte universitário. "Fizemos uma reunião na tarde de ontem (segunda-feira 18) com alguns estudantes para expor os motivos da terceirização do transporte intermunicipal. O motivo principal é a segurança dos usuários, bem como de terceiros, pois os veículos da Prefeitura tem uma média de uso de 26 a 34 anos e outros veículos, como micro ônibus são apropriados para alunos da educação básica, gerando desconforto para adultos”, explica

Outro motivo elencado pela secretária de Educação é a responsabilidade perante a Constituição Federal, que prevê a atuação do município na Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. “Ademais a Prefeitura está se comprometendo com a terceirização, uma vez que fará um processo licitatório para contratação de empresa especializada que obedecerá as normas vigentes de segurança do transporte escolar intermunicipal. Mas é preciso entender que o montante gasto com esse serviço tem aumentado muito ao longo do tempo - começou com 2 linhas e hoje já são 13! - e não podemos permitir que a área da educação que realmente é de nossa responsabilidade, sofra com falta de recursos, porque estamos investindo numa área da educação que legalmente não é de nossa responsabilidade. Nós vamos licitar, fazer a contratação pagar as empresas e depois receber dos estudantes a parte que lhes cabe”, finalizou Gilcelene Chiari.

O prefeito Marcos Olivatto disse que apesar de não ter obrigatoriedade, a Prefeitura sempre subsidiou o transporte universitário e que em nenhum momento foi dito que esta ajuda seria tirada.

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