19 ABR 2023
Anderson Ferreira anuncia Secretaria de Segurança Pública
Pasta também será responsável pela fiscalização de postura e pela divisão de trânsito; projeto de lei deve dar entrada já na próxima sessão

O prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira, anunciou nesta segunda-feira (17) a criação da Secretaria de Segurança Pública e Vigilância Patrimonial. A pasta também será responsável pela fiscalização de postura e pela divisão de trânsito, alocadas hoje nas secretarias de Controladoria e Transparência e de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Serviços e Zeladoria.

A Secretaria de Segurança Pública e Vigilância Patrimonial fará uma espécie de interlocução entre a Prefeitura e as forças de segurança (Policia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, entre outras) com o objetivo de trabalhar diversas situações nas repartições públicas, tais como depredação á patrimônio, furtos, ameaças, entre outras questões. A gestão do convênio de Atividade Delegada com a Polícia Militar e o projeto de videomonitoramento, que deve entrar em fase inicial de licitação nos próximos dias, também farão parte da nova secretaria.

“Todos sabem do nosso compromisso com uma administração enxuta, mas as questões atuais da segurança pública exigem de nós empenho e dedicação impossíveis de serem absorvidas pela Administração Municipal sem que haja uma área com foco exclusivo sobre o tema, ainda que que essa responsabilidade, sob o ponto de vista constitucional, seja do governo estadual. Assuntos relacionados a danos ao patrimônio público, segurança no campo e ronda escolar certamente ganharão em qualidade e eficiência com a criação da nova secretaria”, lembra o prefeito Anderson Ferreira, que ainda completa. “A partir da criação da nova secretaria, temos a possibilidade iniciar os estudos sobre a viabilidade da criação da Guarda Civil Municipal”.

O projeto de lei que cria a Secretaria de Segurança Pública e Vigilância Patrimonial foi enviado à Câmara de Vereadores nesta segunda-feira e, agora, aguarda o rito por parte dos vereadores para se tornar uma realidade.