12 ABR 2023
Curso em Macatuba prepara alunos para o ENCCEJA
Vagas foram preenchidas rapidamente e uma turma adicional foi aberta; Prefeitura também vai disponibilizar ônibus para a prova em Jaú
A Prefeitura de Macatuba deu início às aulas preparatórias para o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). O objetivo é dar todo o suporte para cidadãos que queiram concluir os estudos, seja para Ensino Fundamental 2 ou para o Ensino Médio. Também será disponibilizado o transporte até a cidade de Jaú para a realização das provas, que ainda não têm data marcada.
A ideia inicial do projeto surgiu através da necessidade de atender as participantes do Bolsa Trabalho, do Governo do Estado de São Paulo segundo a coordenadora do CEMP, Patrícia Macedo. “Constatamos que mais de 70% das bolsistas não tinham Ensino Fundamental completo. Daí decidimos agir”. No entanto, quando o tema começou a ser explorado, outra demanda passou a ser analisada. “Olhamos para a região e vimos vários municípios com a mesma lacuna. Juntando este cenário às vagas de empregos e aos currículos entregues no Balcão de empregos, verificamos que o problema era geral”.
 O curso preparatório do ENCCEJA, então, passou a tomar forma. A ideia inicial era preencher apenas 20 vagas, mas a procura foi bem maior. Ao todo, duas salas com 40 alunos foram preenchidas e uma lista de espera com 125 nomes já aguarda o início da segunda edição do curso, prevista para o mês de setembro deste ano. “Hoje, todas as vagas publicadas no Balcão de Empregos exigem, no mínimo, Ensino Fundamental completo e muitas pessoas não tiveram a oportunidade de estudar, pois precisavam trabalhar para complementar a renda familiar. A oportunidade que a Prefeitura está oferecendo é de extrema importância, pois vai auxiliar os munícipes a melhorarem seu currículo acadêmico e profissional. A educação é a base de tudo e isso está sendo proporcionado de forma gratuita e com qualidade para a população”, completa Patrícia.