05 DEZ 2022
Plano Diretor de Tecnologia planeja o trabalho para os próximos 4 anos
Objetivo é auxiliar gestores municipais para o entendimento das necessidades, riscos, investimentos e ações de TI
A Prefeitura de Macatuba publicou um decreto que institui o PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação), documento que detalha os processos para gerenciar operações e serve de guia para a tomada de decisões relacionadas ao setor, priorizando e implementando tarefas conforme o plano criado.
O principal objetivo do PDTI é auxiliar gestores municipais para o entendimento das necessidades, riscos, investimentos e ações de TI propostas para o período de quatro anos, em busca da melhoria contínua da eficiência, economicidade, gestão e governança de TI para o atendimento das necessidades da comunidade. Este documento contempla o inventário das necessidades e o planejamento das principais ações estratégicas da administração que utilizam a tecnologia como insumo imprescindível para sua concretização, com integração às peças orçamentárias, como o PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual).
O PDTI foi criado a partir de inúmeras entrevistas e coletas de material, e tem por base as melhores práticas e instrumentos normativos federais, estaduais e municipais. Vale ressaltar que, além dos inúmeros benefícios trazidos por esta boa prática de planejar as ações de TI que fornecem subsídios para as atividades fim da administração, o documento é exigido nos questionários do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), criado pelo Tribunal de Contas de São Paulo e informado anualmente pelos municípios.
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação pode ser conferido em: www.macatuba.sp.gov.br/pdti