16 JUL 2021
Prefeitura de Macatuba trabalha com projeto de floresta urbana
Ideia é criar um microclima para melhorar a qualidade do ar; piloto está em desenvolvimento ao lado da Escola CAIC
Integrar todos os tipos de arborização presentes no município: esse é o objetivo do projeto piloto de floresta urbana, realizado pela Prefeitura de Macatuba através da Coordenadoria de Meio Ambiente. Hoje, essa ação está em desenvolvimento ao lado da Escola CAIC, com árvores nativas e urbanas plantadas em calçadas ecológicas, formando um viário sombreado.
Segundo o coordenador de Meio Ambiente de Macatuba, Antonio Carlos Perucci Junior, tanto a calçada ecológica quanto o espaço árvore constituem um terreno permeável (sem concreto) em que as raízes podem se desenvolver e a água da chuva infiltrar no subsolo. “Tudo isso é muito importante, porque quando a cidade cresce, a primeira consequência é a impermeabilização do solo com aumento das enxurradas, causando diversos transtornos. Por isso, ter espaços de absorção de água se torna importante para o meio ambiente e para o equilíbrio do meio urbano”.
Ainda segundo Perucci, o termo floresta urbana é ainda pouco explorado no Brasil. “O conceito de urban forestry teve origem no Canadá na década de 1960 para designar a arborização nativa ou urbana. É um conceito que busca integrar todos os tipos de arborização presentes em um município. Praças, parques, reservas, verde viário (árvores da calçada e residências), entre outros espaços. Tudo para que consigamos um microclima com mais qualidade.
Vale apena ressaltar que a diminuição do calor é um dos resultados positivos da floresta urbana. Pesquisas apontam até 10 graus de diferença entre uma área viária sombreada e outra não, com consequente melhora da qualidade do ar, sombra, paisagismo e outros benefícios.