08 MAR 2021
Reforma administrativa já aliviou os cofres públicos em R$ 75 mil
Até o final do ano, previsão é de que a economia chegue a quase meio milhão de reais

A modernização e reestruturação administrativa colocada em prática pela Prefeitura de Macatuba no início deste ano já aliviou os cofres públicos em cerca de R$ 75 mil. A previsão é de que, até o final de 2021, a economia chegue a R$ 450 mil. O dinheiro será revertido em benefícios para o próprio município, já que a previsão para este ano é de quedas na receita e na arrecadação devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Entre as mudanças está a redução no número de secretarias o que, segundo o secretário de Controladoria e Transparência, Agnaldo Paixão de Oliveira, aflora as competências sem que a qualidade do serviço oferecido à população seja prejudicada. “O secretário hoje tem uma função mais gerencial, pois identifica se os recursos humanos e financeiros das pastas são suficientes e bem utilizados. E várias responsabilidades são compartilhadas com os coordenadores, que trabalham de maneira mais operacional no sentido de inspecionar as atividades. É um trabalho em conjunto, uma filosofia que faz com que esse enxugamento de gastos seja possível”.

Já o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira, faz questão de destacar o papel de cada secretário, coordenador e servidor público municipal no processo de transição para a nova estrutura administrativa. “Toda mudança requer uma adaptação, e aqui vai o meu muito obrigado a todos que colaboraram com esse processo. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, quando a expectativa de receita e arrecadação não é nada boa, todo dinheiro é bem-vindo para o município. Com essa modernização e reestruturação administrativa, vamos economizar quase meio milhão de reais, dinheiro este que poderá ser utilizado na saúde, educação, geração de empregos, entre outros setores”, reforça o prefeito.

A modernização e reestruturação administrativa foi regulamentada pela Lei 76/2020, que altera o texto da Lei Municipal 1.530/1991. Todo trâmite aconteceu ainda no ano passado, durante a transição de governo, o que permitiu que as mudanças já estivessem em vigência no dia 1º de janeiro de 2021.