19 FEV 2021
Defesa Civil mantém interdição de um dos blocos do CAIC em Macatuba
Decisão se baseou em laudo técnico apresentado pelo IPT; Prefeitura já se mobiliza para garantir o ensino dos alunos afetados

A Defesa Civil do Estado de São Paulo, regional Bauru, manteve a interdição da Escola Municipal CAIC Cristo Rei, principal prédio do complexo CAIC Trajano Maciel Filho e onde estudam cerca de 700 alunos de Macatuba. A decisão se baseou no laudo do IPT (Instituto de Pesquisas Técnicas), concluído após análises realizadas no dia 27 de janeiro.

A interdição segue por tempo indeterminado, já que outros estudos técnicos, com pessoas capacitadas, serão realizados para definir se o prédio será demolido ou então passível de uma reforma. Independentemente da decisão, o secretário de Educação e Juventude, Adriano Aparecido Queiróz, garante que não haverá perda pedagógica para os alunos, que devem retornar às aulas no dia 1º de março.

“Estamos fazendo as adequações necessárias dentro do próprio complexo do CAIC Trajano Maciel Filho, para que possamos receber todos os alunos que optarem pelo ensino híbrido. Sei que existe uma grande preocupação com relação ao bloco que foi interditado do complexo, mas quero assumir um compromisso. Vamos sempre dar o nosso melhor para garantir a segurança de toda a comunidade escolar e, a partir daí, oferecer aos nossos alunos um ensino de qualidade dentro das nossas possiblidades”, garante o secretário.

O presidente da Defesa Civil de Macatuba, Armando Soares Júnior, reforça que a decisão foi tomada em caráter preventivo. “Com base no laudo emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e pelo IPT, em conjunto com a Defesa Civil de Macatuba, decidimos por manter a interdição, isolando aquele bloco para garantir a segurança da comunidade escolar. E vamos manter esse isolamento enquanto se determina um plano de ação para resolver o problema em definitivo. Esperamos que isso ocorra o quanto antes, sempre prezando pela segurança de todos”.

Problemas na estrutura da escola são antigos

Os problemas estruturais da Escola Municipal CAIC Cristo Rei começaram a ser observados no primeiro trimestre 2019, quando um forte barulho foi percebido pelos alunos e por uma professora em sala de aula. Na época, o setor de engenharia da Prefeitura emitiu um laudo de que não havia perigo para os usuários do prédio. Após 15 dias, foi emitido um novo laudo por uma empresa especializada contratada pela Prefeitura, no dia 24 de junho de 2019. Chegou-se à conclusão da “existência de patologias graves, danos e configurações típicas de problemas graves de estrutura física, comprometendo a estrutura do prédio; tornando o prédio do CAIC inseguro”.

Um estaqueamento na estrutura foi feito em abril de 2020, porém, novas situações que poderiam comprometer o imóvel começaram a ser observadas, entre elas vazamentos nos banheiros, vazamentos nas canaletas, a dilatação das paredes e abertura nas vigas de sustentação do corredor central. Neste ano, durante reforma para tentar resolver algumas destas questões, o chão cedeu em um ponto de vazamento, também no corredor central, causando mais preocupação.

A Prefeitura de Macatuba, no início deste ano, acionou a Defesa Civil do Estado de São Paulo e o IPT para uma avaliação da estrutura física do prédio. A visita ocorreu no dia 27 de janeiro, quando os técnicos analisaram as condições do imóvel e decidiram pela interdição temporária até que o laudo fosse concluído, processo que ocorreu nesta semana.