22 DEZ 2020
Marcos Olivatto entrega Vila do Saber

O prefeito Marcos Olivatto fez a entrega hoje da Vila do Saber, o mais novo bairro de Macatuba, construído pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) em parceria com a Prefeitura de Macatuba. O empreendimento é formado por 162 residências.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de entrega das chaves aos mutuários foi simbólica e por meio de uma live, às 15h, com a presença do governador do Estado, João Dória, do secretário de Estado da Habitação, Flávio Amary, e do presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino. As chaves foram entregues simbolicamente para as mutuárias Noemi de Carvalho Gomes e Afonsa Gomes.Estiveram presentes tá,bém representantes do CDHU, da regional Bauru. Além de Macatuba, a cerimônia fez a entrega de moradias para os municípios de Pardinho, Iacanga, São José da Bela Vista e Cândido Rodrigues. A transmissão foi realizada pelo Facebook da CDHU e compartilhada na página da Prefeitura de Macatuba.
“Desde o meu primeiro dia de mandato trabalhei para viabilizar este empreendimento da CDHU. O terreno já estava comprado, mas tivemos muitos percalços e Macatuba chegou a ficar de fora da liberação. Mas, com a ajuda e o apoio de amigos no Governo do Estado deu tudo certo e hoje é uma alegria saber que 162 famílias tem um lar, que estas famílias conseguiram realizar o sonho da casa própria. Eu estou muito feliz e só tenho a agradecer a todos que me ajudaram nesta caminhada”, falou o prefeito Marcos Olivatto.
Durante todo o dia de hoje, 22 de dezembro, uma equipe da CDHU fez a entrega das chaves aos mutuários, seguindo os protocolos sanitários para evitar aglomeração. A Prefeitura de Macatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, auxiliou em todo o processo desde a inscrição até a entrega das chaves.
O novo bairro recebe o nome de “Vila do Saber” e faz uma homenagem aos professores macatubenses. Todas as ruas e praças levam o nome de um mestre que trabalhou na cidade e dedicou sua vida para transmitir ensinamentos, à exceção é a senhora Cinira Saggin, que foi proprietária dessa área. As ruas são: Rua Profª Maria Irene Pereira de Oliveira, Rua Profª Sirlene Severino Amaral Hueb, Rua Profª Cleucy Teresinha Dellamura Galli, Rua Profª Claire Terezinha Rodrigues Nunes, Rua Profª Mitsuko Tanaka Ribeiro, Praça Profª Elizabete Marrega Malavasi, Praça Profª Clorinda Ugucione, Praça Cinira Saggin e Praça 15 de Outubro.
Este é o primeiro bairro sustentável de Macatuba porque todas as casas estão equipadas com duas placas fotovoltaicas no telhado e lâmpadas de LED. As placas geram energia para residência e o excedente volta para a rede elétrica da CPFL. A iluminação de LED também está presente em toda rede pública, que incluiu ruas e praças da Vila do Saber. Esta foi a contrapartida do Município de Macatuba.