30 NOV 2020
Prefeitura de Macatuba anuncia testagem para controlar Covid 19

Com o aumento dos casos de Covid 19 registrados nos últimos dias, a Prefeitura de Macatuba, por meio da Secretaria de Saúde, anuncia que vai intensificar as ações de combate ao novo coronavírus. Além das orientações sobre a importância de que os protocolos sanitários sejam seguidos à risca tanto pela população quanto pelos estabelecimentos comerciais também será realizada mais uma testagem em massa.
“O trabalho de combate ao novo coronavírus não parou um dia sequer desde o início da pandemia. Aumentamos o atendimento médico, compramos medicação e teste, realizamos o monitoramento dos pacientes, as ações de conscientização e de prevenção. Mas precisamos da colaboração das pessoas, que cumpram as regras sanitárias, usem máscara e respeitem o distanciamento, para continuarmos com nosso comércio funcionando com segurança neste final de ano”, explica o prefeito Marcos Olivatto.
A testagem será realizada em duas fases. A primeira é direcionada aos trabalhadores do comércio e começa nesta terça-feira, dia 1º de dezembro. A segunda é uma testagem em massa para os moradores assintomáticos, ou seja, que não apresentem nenhum sintoma da doença que será realizada no dia 12 de dezembro. Esta será mais uma ação com objetivo de conter e isolar as pessoas que possivelmente podem carregar o vírus e contaminar outras pessoas.
Elaine Bino, secretária de Saúde, lembrou que nas últimas semanas, foi registrado uma alta significativa nos casos positivos de Covid-19, dentre pessoas que passaram pela rede de atendimento. “É preocupante, estamos vendo que aumentou a circulação de pessoas pela cidade e muitos não estão mais tomando os devidos cuidados. Vamos realizar a testagem no comércio e também a testagem em massa voltada para as pessoas assintomáticas, ou seja, aquelas que não tem sintomas, e vamos continuar trabalhando com afinco no enfrentamento à Covid-19”, afirmou.
Em Macatuba, até o 27 de novembro foram realizados 3.910 testes, o que representa 23% da população testada, estimada num total de 17.013 habitantes, segundo o IBGE.
O Município soma 882 casos positivos sendo que 825 estão curados (dados do último boletim publicado ontem às 16h), o que representa uma taxa de 93% de curados. Quatro pessoas estão hospitalizadas.

Serviço
Para testagem dos trabalhadores do comércio, os interessados devem realizar o agendamento através do whatsapp 997997284. Os testes serão realizados na UAC, no Posto de Saúde Central, de segunda à sexta das 07:30 às 09h, a partir da terça-feira, 1º de dezembro..
Já para a testagem em massa do dia 12 de dezembro, a agenda será aberta na próxima segunda-feira, dia 07 de dezembro.

Na foto, o prefeito Marcos Olivatto na manhã desta segunda, 30 de novembro, reunido com as equipes de saúde e fiscalização para alinhar ações que continuarão sendo tomadas no enfrentamento da pandemia.