24 JUL 2020
Construção do novo cemitério começa nesta segunda

Começa na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, a construção do novo Cemitério Parque de Macatuba. A obra vai custar pouco mais de R$ 1,6 milhão, sendo que R$ 1,3 milhão é proveniente de recursos do próprio município e R$ 300 mil é de verba destinada pelo Governo do Estado a pedido do deputado federal Arnaldo Jardim, recurso que já foi utilizado na pavimentação do prolongamento da Rua Joao Batista Daré. As outras duas etapas compreendem a construção de uma rotatória e do cemitério.
“O novo cemitério é uma obra que a cidade está precisando muito. Nossa única certeza na vida é a morte e entendo que nós, macatubenses, temos que ter este direito preservado e não correr o risco de enterrar nossos entes queridos em outras cidades. Vamos fazer um cemitério moderno, no estilo cemitério parque”, comentou o prefeito Marcos Olivatto.
O contrato de R$ 1.072.433,73 com a empresa Lopes Engenharia, da cidade de Lençóis Paulista, vencedora da licitação para a execução das obras do novo cemitério, com fornecimento de material, mão de obra e equipamentos, foi assinado na manhã desta sexta-feira, 24 de junho, no gabinete do prefeito Marcos Olivatto. A empresa anunciou que na próxima segunda-feira começa a instalação do canteiro de obras e a conferência topográfica. O prazo para execução da obra é de 6 meses.
“Pretendemos realizar uma entrega parcial antes do Natal. É uma obra grande, estamos preparados para sua execução e daremos preferência para compra de insumos aqui na cidade”, comentou o engenheiro civil, Ricardo Rosso Lopes, proprietário da Lopes Engenharia.
A área total do novo cemitério é de 31.275 metros quadrados, mas a área será ocupada aos poucos, de acordo com a necessidade. Nesta fase a construção vai ocupar cerca de 5 mil metros quadrados, onde serão instaladas 50 carneiras e construído o velório, alambrados, muros e portões. O projeto civil e arquitetônico do novo cemitério de Macatuba foi elaborado pela arquiteta Bruna Pincelli e pelo engenheiro Eder Furlan.
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Tayná Pegatim Valezi, explica que o projeto do novo cemitério parque inclui o velório, instalação de carneiras, estacionamento e paisagismo. Os jazigos serão subterrâneos, cobertos por gramado e o túmulo identificado por uma placa.
“Estes são os conhecidos cemitérios parques, que integram o meio ambiente, com ampla área verde, que vai além de um mero gramado. Apresenta um conjunto paisagístico harmonioso. Uma estrutura que acolhe os visitantes de forma afetuosa e cuidadosa, criando um ambiente sereno que favorece à reflexão, à introspecção e às homenagens de forma tranquila”, explicou Tayná Valezi.
Marcos Olivatto lembra que a área onde vai ser construído o novo cemitério foi adquirida na gestão passada e por ficar longe da área urbana foi preciso investir em infraestrutura. “Foram dois anos para aprovação das licenças ambientais, tudo foi regulamentado. Depois foi preciso garantir o acesso ao cemitério e fizemos o asfalto da rua com recursos que o Arnaldo liberou e vamos fazer uma rotatória que já está sendo licitada, mas isso com dinheiro do Município”, explica.
O prefeito lembra ainda que os recursos municipais que estão permitindo a construção do cemitério e de outras obras importantes que serão anunciadas na próxima semana são o resultado de uma administração austera, séria e competente. “Fiz um governo sério e a credibilidade garantiu o recebimento de emendas parlamentares importantes. Outra coisa, quanto ao imposto que o Município recebe por conta das obras da ampliação da Bracell optamos por investir em obras que vão melhorar a qualidade de vida do macatubense. Este é o meu legado, cuidar da família de cada morador de nossa cidade”, enfatiza Marcos Olivatto.

Saiba Mais
O prolongamento da rua João Batista Daré, que dá acesso ao cemitério, foi pavimentado com 330m2 de asfalto, com colocação de guias e sarjetas. O investimento foi de R$ 308.581,07 e os recursos liberados pelo Governo do Estado atendendo solicitação do deputado federal Arnaldo Jardim.
A rotatória tem 3.024,82 metros quadrados de pavimentação com valor estimado de R$ 238.710,53. O processo licitatório está em andamento e o dinheiro é dos cofres municipais.