As escolinhas de futebol da Prefeitura de Macatuba estão colocando mais um craque de bola pelos campos do Brasil. Há uma semana o garoto João Pedro Almeida da Silva, o Tché, foi contratado pela equipe do Santos Futebol Clube e já se mudou para a Vila Belmiro. O garoto tem 14 anos, mede 1,83cm e joga de zagueiro. “O difícil está a saudade, mas jogar futebol é o sonho dele. Aos 7 anos, ele fez teste no Talentos 10, também no Santos, e passou, mas com pouca idade não podia ficar alojado e nós não tínhamos como acompanhá-lo. De lá para cá passou em muitos testes e agora foi contratado pelo Santos. Ele treina aqui com o César desde muito pequeno”, contou a mãe Irene Ferreira de Almeida.

Tché é um garoto conhecido por sua habilidade com a bola e também pela educação. “Ele treina comigo desde muito novo e ganhou quase todos os campeonatos que participou. Além disso, ele é muito educado, quieto. Estou muito orgulhoso de ter mais um dos nossos garotos fazendo carreira no futebol”, falou o técnico das escolinhas de futebol de campo, society e futsal, César Fernandes Ferreira.

A mãe conta que Tché passou em testes de equipes como o São Caetano e o Novo Horizontino, mas que a distância dificultava. No ano passado, teve uma peneira do Noroeste aqui em Macatuba e Tchê foi convidado a integrar a equipe bauruense para disputar o Campeonato Paulista. No jogo contra o Santos, Tché se destacou na zaga e foi vendido para a equipe que consagrou Pelé e Neymar. O contrato tem três anos de duração.

“Treinar em Bauru também não foi tarefa fácil, mas tivemos a ajuda financeira dos empresários Marcos Brasil e José Antonio, que são de Jaú, e acreditaram no potencial do meu filho. Ele jogou menos de um ano em Bauru e já tem contrato assinado. Isso é muito bom”, disse a mãe do atleta que torce para que o outro filho também consiga sua chance

O irmão de Tché, Luiz Eduardo, o Du, tem 15 anos e também está na equipe do Noroeste de Bauru jogando como atacante. O pai dos garotos, Reginaldo Balbino, não pode participar da entrevista, mas dona Irene diz que ele segue a carreira dos filhos bem de perto.

O professor César lembrou que Tché sempre foi muito alto para sua idade e, por isso, foi preciso fazer a carteira de identidade muito cedo. “Desde os 7 anos ele sempre foi muito diferenciado, alto e joga muita bola”, elogia.

O secretário de Esporte, José Gino Pereira Neto, o Zezo, enaltece o importante trabalho feito pelos professores nas escolinhas de base da Prefeitura e diz que Macatuba é um celeiro de craques. “Nós somos uma cidade pequena, mas saíram daqui vários jogadores, como o Cleberson que estava no Atlético Paranense e foi vendido para o Figueirense. O campo de bola é onde estes meninos precisam estar e, por isso, o prefeito Marcos Olivatto, está investindo na reforma dos nossos espaços esportivos, dando condições para que eu e minha equipe façamos um trabalho de qualidade com as crianças e adolescentes”, falou Zezo.

O professor César lembrou de outros garotos que já estão jogando profissionalmente como o Pedro Pafetti que está no Novo Horizontino, o Cadu, que joga em Porto Feliz pela equipe do Desportivo Brasil, o Rômulo que foi contratado por uma equipe da 1ª Divisão do Paraguai. “Só para citar os garotos que saíram daqui mais recentemente”, disse César.

As escolinhas de futebol society, futsal e de campo têm hoje cerca de 180 meninos com idade entre 5 e 17 anos. As aulas são de graça e oferecidas no Centro de Lazer, CART “Dr. João Carlos Hueb” e Centro Esportivo Nenzão. A Secretaria de Esportes também tem escolinhas de basquete e vôlei.