De olho na ampliação da Lwarcel/Bracell que tem investimento previsto na cada de R$ 7 milhões e a geração de 7,5 mil pessoas no pico da obra de construção da nova planta, a Prefeitura de Macatuba está disponibilizando duas áreas para a instalação de novas empresas, ambas de frente para a Rodovia SP-261, que liga Pederneiras, Macatuba e Lençóis Paulista e possibilita a conexão com as rodovias Marechal Rondon e Comandante João Riberio de Barros.

“Nós estamos trabalhando para que Macatuba aproveite este momento único de desenvolvimento e de geração de emprego e renda que vai ser um marco na nossa história. Estamos oferecendo áreas para empresas e capacitando nossos trabalhadores”, disse o prefeito Marcos Olivatto.

Na região do Distrito Ceramista, a Prefeitura está oferecendo uma área de 20 mil metros quadrados com disponibilidade de água, energia e gás natural. A área foi adquirida no final do ano passado.

A outra área tem 36 mil metros quadrados e está localizada na Rodovia SP-261, no cruzamento com a estrada vicinal “Fernando Valezi”, que liga Macatuba a Usina São José.

No Distrito Industrial “Mário Alves Nunes” foi passado um pente fino para avaliar se as empresas que receberam terrenos e barracões estavam cumprindo com as obrigações contratuais. Em dois anos várias ações foram realizadas, áreas e prédios foram retomados e documentados e o resultado foi a instalação de novas empresas. Os terrenos disponíveis já estão em processo de licitação.

A outra frente de atuação da Administração Municipal é a capacitação dos trabalhadores macatubenses. Nos últimos dois anos, o CEMP (Centro Municipal Profissionalizante) “Pedrina de Toledo Cesar” recebeu vários cursos em parceria com o Senai, Senar e Governo do Estado. Em 2018, mais de 700 pessoas passaram por cursos profissionalizantes.

Neste ano, novos cursos estão sendo ministrados. Com o Senai, a novidade é o curso de CLP (Controladores Lógicos Programáveis) que tem início nas próximas semanas e as inscrições já foram feitas. A carreta do Via Rápida Emprego chega a Macatuba hoje, 24 de abril, e inicia na próxima semana os cursos de mecânica automotiva. Serão 60 vagas nos períodos da manhã, tarde e noite.

Esta semana está sendo realizado o curso de Capacitação Básica direcionado as pessoas que estão desempregadas ou subempregadas e que tenham interesse em trabalhar nas obras de expansão da empresa de celulose e também em outros empreendimentos na região. Foram oferecidas 860 vagas, sendo duas turmas de 430 pessoas nos períodos da manhã e noite.

O curso está sendo ministrado pela empresa Braseg Treinamento, de Lençóis Paulista, tem duração de 20h e aborda temas como noções de higiene e segurança do trabalho, educação ambiental, ética e cidadania e orientação profissional. O coordenador de Segurança do Projeto Star Lwarcel/RGE, Jorge Luiz Cavassin, fez uma palestra no dia 23 de abril para as duas turmas. Todos os alunos receberam uma apostila e vão pegar na sexta-feira o certificado de conclusão. O curso não é garantia de emprego na obra, mas é um diferencial para os trabalhadores de Macatuba.