A provável terceirização do transporte intermunicipal de estudantes teve uma manifestação na noite de ontem (segunda-feira 18) que descambou para a violência e o vandalismo. A manifestação foi convocada por alguns estudantes, pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Dejair da Silva, com o apoio do presidente da Câmara de Vereadores e também sindicalista, Ricardo Genovez. O que era para ser um ato pacífico acabou na porta da casa do prefeito Marcos Olivatto e do chefe de gabinete, Antonio Carlos Pedroso.

Nos vídeos divulgados pelos manifestantes é possível ver o tom de ameaça feita pelo grupo que tinha em torno de 40 pessoas – estudantes, servidores municipais (a maioria motoristas, preocupados em deixar de receber diárias e horas extras), sindicalistas de Macatuba e também de outras cidades.

“Eu e minha família estávamos em casa quando começou a gritaria com palavras de ordem e de baixo calão. Além de me ofenderem, xingaram minhas filhas e minha esposa. Eu tenho um irmão especial, que também assustou. Isso é um absurdo. Isso não é manifestação por garantia de direitos. Isso é politicagem e vandalismo, já que chutaram os portões da minha casa e gritavam que iam pichar o muro. Eu estou muito chateado, mas convicto que este grupo não representa os 500 estudantes que a Prefeitura transporta para a região, este grupo representa a politicagem velha que quer ganhar tudo no grito, se aproveitar da polêmica que toda mudança provoca, usando os estudantes como massa de manobra”, desabafou o prefeito Marcos Olivatto.

Na casa do chefe de gabinete, Antonio Carlos Pedroso, a situação não foi diferente. O grupo parou e começou a gritar e xingar. Fora da cidade com a esposa e vereadora Silvia Pedroso, a situação ficou preocupante porque apenas sua filha mais nova estava em casa. “Foi um absurdo o que fizeram na porta da minha casa, pessoas descontroladas e agressivas. A minha filha ficou muito assustada e os vizinhos, muitos idosos, com medo. Isso não é manifestação, isso é politicagem, principalmente por parte do sindicato dos servidores e do presidente da Câmara. E se alguém se machuca, como fica?”, questionou Pedroso.