A Prefeitura de Macatuba realizou esta semana a licitação para a compra do Castramóvel, que é uma unidade de atendimento veterinário para a realização da castração química de cães e gatos. Com valor estimado em R$ 120 mil, o veículo saiu por um preço bem abaixo da cotação inicial. O pregão fechou em R$ 72.500,00 e foi vencido pela empresa Bravo Comércio e Locação, de Botucatu. O prazo de entrega é de 90 dias.

“Eu quero agradecer ao deputado Ricardo Izar e a vereadora Silvia Pedroso pela liberação da verba para que pudéssemos comprar o Castramóvel, que é uma solicitação antiga da ong dos animais e uma preocupação da nossa Administração com os cachorros e gatos que são abandonados na rua”, disse o prefeito Marcos Olivatto.

Autora do pedido para o deputado, a vereadora Silvia Pedroso disse que a castração dos animais de rua e dos animais pertencentes as famílias de baixa renda é uma forma de prevenção à saúde. “Nós estamos vendo animais abandonados, doenças como a leishmaniose canina surgindo, fêmeas e filhotes que são jogados nas ruas e o castramóvel vai ser importante porque vai controlar esta população. Quero agradecer ao deputado Ricardo Izar, que é um entusiasta da causa animal, por ter liberado esta verba para Macatuba”, falou.

O castramóvel deve chegar até meados de novembro e vai integrar os trabalhos que já são realizados pela Secretaria de Saúde. “Nós temos um veterinário que atua na cidade com orientações, palestras e ações de Saúde Pública com o objetivo de garantir que não tenhamos surtos de doenças relacionadas aos animais, como a raiva e a leishmaniose, por exemplo. O castramóvel é muito importante porque vai ajudar a controlar a população de cães e gatos que vivem nas ruas, a maioria abandonados pelos donos”, explicou a secretária de Saúde, Elaine Bino.

Outra ação importante realizada pela atual Administração foi a aprovação e implantação da Lei da Posse Responsável, que obriga os donos dos animais de cuidar dos bichos de estimação.

Na foto, o vice-prefeito Amauri Bornello, o prefeito Marcos Olivatto, o deputado Ricardo Izar e a vereadora Silvia Pedroso no dia em que fez a entrega do pedido do Castramóvel, no ano passado